BI – O caminho a trilhar

BI – O caminho a trilhar

São muitas as atribuições de um profissional de BI, principalmente as atribuições que não são inerentes a sua atividade e que vão sendo agregadas por falta de interação de outros profissionais com o mundo BI.  Você que deseja se tornar um analista desta área nunca poderá deixar de lado o chamado “amor aos dados”. Parece meio piegas, mas é a pura verdade.

O próximo passo, ciente que você conhece banco de dados, é aprender a modelagem multidimensional ou dimensional de uma estrutura de DW. Esta modelagem é fundamental, não pode ser ignorada e sem ela seu desejo de tornar-se analista de BI ou analista de DW foi por água a baixo! Não é uma modelagem tradicional de banco de dados relacional.

Você tem que aprender as técnicas de como se cria uma base multidimensional. Então, trilhe este caminho, procure na Universidade um professor de banco de dados que conheça, ou discuta nos grupos na internet e sites. Você verá que sem este conhecimento você não avança. Assim que você tenha passado pelos pré-requisitos acima e já tenha criado algum projeto na área utilizando modelagem dimensional, então é necessário tomar alguns cuidados na hora de popular esta base.

O próximo passo é, se possível, entender de gestão de dados. Existem inúmeros frameworks que tratam do assunto (IBM, DAMA, dentre outros), que criaram padrões para entrada e retirada dos dados dos sistemas legados das empresas. Nestas estruturas, há o uso dos chamados “dados mestres”, os dados com grande importância dentro da empresa, que possuem um controle de acesso, inserções, atualizações e mudanças acompanhados por um comitê gestor dos dados, os chamados “curadores dos dados”. O comitê é responsável por manter e aplicar as regras necessárias no consumo destes dados pela empresa e seus usuários. A existência de profissionais na sua empresa que façam este tipo de trabalho, com certeza, vai facilitar muito a sua vida na construção do seu projeto de BI/DW.

Este é o básico, se você desejar entrar nesta área mesmo, deve perceber que tem muito trabalho, mas muito conhecimento também.

 

Clique para conhecer a ACADEMIA BI e inicie de forma orientada sua carreira de BI na Aprenda Virtual

 

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário