Como consigo uma oportunidade na área de Business Intelligence

Como consigo uma oportunidade na área de Business Intelligence

Trabalho com treinamento na área de Business Intelligence(BI) desde 2004, muitos alunos já passaram pelos meus cursos para tentar mudar o seu caminho profissional. Percebo durante estes anos que há uma grande dificuldade para ser inserido no mercado, já que as empresas buscam experiência neles. É a venha máxima.

"tenho conhecimento, mas não experiência, então preciso ter experiência para ter acesso a vaga", mas como sair desta inércia?

Pensei em algumas alternativas que podem ajudar o profissional da área de BI a consegui o seu emprego.

  1. Tenha conhecimento nas áreas: levantamento de requisitos, modelagem de dados, governança de dados, qualidade de dados, extração de dados, criação de dashboards e pós-implantação. Focar apenas em ferramentas é um erro, pois as mesmas mudam com o passar dos anos. Faço uma analogia com um engenheiro: saiba como se constrói uma casa para fazê-la do seu jeito e não simplesmente comprar uma para morar e ajustá-la, pois os seus problemas podem ser muitos que podem levá-lo a reconstrução do imóvel, ou seja, o custo será dobrado.
  2. Procure uma organização, geralmente do terceiro setor (ongs, empresas filantrópicas, etc) para colocar o aprendizado em prática, tudo sem custo, para que você possa ter experiência e que isso possa aparecer como um trabalho realizado no seu curriculum.
  3. Após passar pela experiência das empresas do terceiro setor, é hora de buscar micro e pequenas empresas que aceitem seu serviço, já que você tem teoria e prática juntos, como: condomínios, farmácias, delicatessen, empresas de contabilidades, etc.
  4. Com o portfólio formado por organizações sociais e privadas, você pode ousar e encaminhar suas referências para as grandes empresas, de uma certa forma, elas irão ver você agora com outros olhos.

O que complementaria neste percurso.

  • Havendo tempo, faça uma boa especialização na área, isso ajuda a fazer network e a produzir trabalhos profissionais com outros colegas que geralmente são de empresas que estão em busca de alguém como você. A troca de conhecimento pode levá-lo a novos caminhos.
  • Busque participar de encontros, simpósios e congressos para que todos saibam quem é você e quais são os seus interesses.
  • Continue participando da sua rede e expanda seus contatos: Linkedin, Fóruns de ferramentas no qual você apoie na resolução de problemas diversos, são importantes para que fique conhecido.

O mercado na área de Dados em geral está carente, em busca de pessoas que tenham ânimo, sejam extremamente pró-ativas, que gostem de trabalhar com dados. Saiba que para crescer é necessário abdicar de uma profissão anterior ou investir em si mesmo, até uma redução momentânea de salário pode aparecer neste caminho, mas fique consciente, é para que você possa almejar algo maior. NÃO DESISTA!

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário