CONSTRUINDO DATA WAREHOUSE COM O TALEND DATA INTEGRATION – Parte 01

CONSTRUINDO DATA WAREHOUSE COM O TALEND DATA INTEGRATION – Parte 01

O que é o Talend Data integration 

O Talend Data Integration é um conjunto de ferramentas da familia ETL (Extração,Transformação e Carga) para integração de dados. Fornece meios para integrar e processar todos os seus dados com um designer visual fácil de usar.

O Talend Data Integration para Integração de Dados oferece soluções para os problemas que as empresas enfrentam devido à crescente complexidade dos sistemas, abordando a ETL para análise e ETL para necessidades de integração operacional. Existe hoje no mercado três versões para o Talend Data Integration, ambas com a

seguinte nomenclatura:

 

 TOS_*-win-x86_64.exe, para Windows.

 TOS_*-linux-gtk-x86_64, para Linux.

 TOS_*-macosx-cocoa.app, para Mac.

 

Ao trabalhar com o Talend Data Integration para Integração de Dados, você será apresentado a estrutura de trablaho do ambiente do programa, muitas vezes encontrará palavras como repositório, projeto, workspace, Job, componente. 

Vamos detalhá-los para que você entenda com facilidade.

REPOSITÓRIO: é o local de armazenamento que o Talend utiliza para Integração de dados, de forma a reunir os dados relacionados a construção de uma carga de dados, podendo ser ela: cargas ETL, cargas de Data Quality ou simplesmente uma cópia de bases.

PROJETO: os projetos são conjuntos estruturados, elementos e seus metadados associados. Tudo que você construir de cargas será organizado em um projeto. Você pode criar tantos projetos quanto você precisa em um repositório.

WORKSPACE: é o diretório onde você armazena todas as pastas do projeto. Você precisa ter um diretório por conexão (conexão de repositório).

JOB: é um desenho gráfico, de um ou mais componentes conectados em conjunto, que permite executar processos de gerenciamento de fluxo de dados. Traduz as necessidades do negócio em código, rotinas e programas. É a carga de dados em si, é todo o código gerado em uma carga.

COMPONENTE: um componente é um conector pré-configurado usado para executar uma integração de dados específica, independentemente das fontes de dados que você está integrando: bancos de dados, aplicativos, arquivos simples, serviços da web, etc.

Entender o conceito por trás de cada uma dessas palavras é crucial para entender a funcionalidade do Talend para integração de dados.

Enfim, o Talend Data Integration permite construir carga de dados dos mais variados assuntos, personalizados para os indivíduos em sua empresa. Com ele você poderá realizar descoberta nos dados sem necessitar de programação alguma, basta apenas arrastar os mais diversos objetos que são oferecidos na sua paleta de construção.

Estrutura de funcionamento do Talend Data integration

A ferramenta possui uma tela multi painel que permite o gerenciamento de cargas em execução, bem como  controle de log´s e debug´s real-time. A medida que é executado, todas as ações são exibidas.São divididas em menu Bar, Toolbar, Repositório de Árvore, Design Workspace, Paleta e a code view.

AGUARDE A PARTE 02 COM MAIS DETALHES...

 

Clique para conhecer o curso de Talend Data Integration na Aprenda Virtual

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário