Habilidades e Competências de um Profissional de Business Intelligence

Habilidades e Competências de um Profissional de Business Intelligence

STEWART (1997), em seu livro “Capital Intelectual – A Nova Vantagem Competitiva das Empresas”, citou uma frase de Walter Wriston, ex-presidente da empresa Citicorp, que afirmava que “a informação sobre o dinheiro se tornou mais valiosa do que o próprio dinheiro”. Nesta oportunidade, ele concluiu que a economia intangível, baseada em conhecimento, tem hoje praticamente o mesmo tamanho que a economia tangível, baseada em bens e serviços.

O conhecimento, uma vez aplicado e bem direcionado, configura-se na grande força motriz que diferencia as organizações atuais. Na maioria das vezes, o resultado desta ação indica um valor agregado, aqui denominado de valor intelectual, que consegue elevar o preço de uma informação a um patamar muito maior que seu custo físico.

Ao contrário do que possa parecer, quanto à responsabilidade do uso da tecnologia de computadores para atingir este objetivo, a perfeita administração do conhecimento, segundo GATES (1998), não deve ser um produto, nem uma categoria de software apoiada à organização. De uma maneira macro, não se origina propriamente da tecnologia em si. Sua verdadeira origem está nos objetivos e processos empresariais, conjuntamente com o reconhecimento das necessidades de analisar dados e extrair informações.

É sabido que, com a evolução acelerada da informática, é exigido cada vez mais do profissional de Tecnologia da Informação um conhecimento profundo sobre os produtos lançados no mercado e a capacidade de propor soluções integradas e amigáveis, que levem a um eficiente processamento e gerenciamento das informações que auxiliem a tomada de decisão.

Dentre as várias metodologias e ferramentas empregadas para auxiliar o gestor, destaca-se a área de Business Intelligence, que pode ser compreendida como a coleta de dados a partir de diversas aplicações operacionais, integrando-as em áreas lógicas de processos de negócios, armazenando-as em um repositório central e disponibilizando as informações aos tomadores de decisão através de uma ferramenta de visualização de forma rápida, fácil e intuitiva.

Atualmente o uso de ferramentas de Business Intelligence é consenso comum em empresas de todo o mundo.

Nesta perspectiva, para a formação de um profissional nesta área, torna-se importante o desenvolvimento de raciocínio crítico acerca dos principais conceitos, problemas e caminhos a serem percorridos no desenvolvimento de soluções que envolvam tecnologias relacionadas à inteligência de negócios.

Os profissionais que trabalham neste contexto devem estar sintonizados com as tendências empregadas atualmente no mercado, tais como análise e geração de informações, monitoramento de indicadores, uso de data mining e ferramentas analíticas para que as organizações revolucionem o uso da informação operacional, gerencial e estratégica.

Assim,   o profissional de Business Intelligence poderá ocupar os seguintes postos de trabalho:

Analista de BI

Responsável por construir soluções de Business Intelligence com base em uma especificação de requisitos fornecida. Desenvolve e revisa componentes de software responsáveis pelo processo de extração, transformação e carga do banco de dados multidimensional. Além disto, executa testes e compara com os padrões de qualidade estabelecidos.

Consultor de BI

É a figura responsável pela definição de tecnologias a serem empregadas na criação de soluções envolvendo a área de Business Intelligence. Este profissional realiza o levantamento e faz análises quantitativas e qualitativas, a fim de acompanhar resultados que auxiliam no desenvolvimento de estratégias para alcançar o objetivo da organização no uso destas tecnologias.

Gestor de Dados

É o profissional responsável por criar, manter e evoluir toda a estrutura de armazenamento de uma organização. Ele deverá sempre estar atento às novas tecnologias e estruturas de armazenamento que surgem, com o objetivo de sempre propor as soluções mais viáveis e com melhor custo-benefício para a organização em que atua.

Líder de Projeto.

Possui domínio de metodologias de desenvolvimento de aplicações em Business Intelligence e gerenciamento de projetos. É responsável por gerenciar o cronograma de execução do projeto de BI, além de acompanhar testes e o controle de qualidade no produto final.

Deseja-se nestes perfis que o profissional capacitado a agir diante de situações cotidianas e complexas na área de Business Intelligence tenha as seguintes competências:

  • Utilizar-se da expressão verbal e não-verbal adequadas para a comunicação dentro da organização em projetos na área de Business Intelligence;
  • Ler e compreender a bibliografia da área na língua inglesa;
  • Identificar os principais processos inseridos dentro da empresa e mediar as discussões sobre Tecnologia da Informação, especificamente sobre o uso das Aplicações de Business Intelligence, dentro dos diversos setores e camadas organizacionais;
  • Desenvolver soluções computacionais utilizando a linguagem SQL para a criação de data warehouses e soluções de BI.
  • Gerenciar tempo e conflitos nas atividades diárias.
  • Levantar requisitos com os usuários utilizando as técnicas mais adequadas;
  • Modelar bancos de dados eficientes a partir dos requisitos levantados e documentados;
  • Modelar, projetar, criar e utilizar bases de dados relacionais para apoiar a construção de soluções de Business Intelligence;
  • Construir soluções de BI que se utilizem de interfaces amigáveis para o usuário;
  • Utilizar ambientes distribuídos como plataforma para o desenvolvimento de aplicações;
  • Modelar, projetar e construir soluções de BI eficientes para ambientes WEB;
  • Avaliar aspectos de segurança e auditoria no desenvolvimento de soluções de BI;
  • Compreender o gerenciamento de aplicações no contexto de execução de rotinas em um sistema operacional;
  • Liderar equipes para o desenvolvimento de aplicações;
  • Avaliar os impactos das soluções propostas para o usuário final e para a comunidade envolvida;
  • Auxiliar no planejamento estratégico da organização no que diz respeito a Inteligência de Negócio;

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer construir estas habilidades e competências em uma pós-graduação presencial de qualidade na cidade de Salvador - Bahia?

Clique para conhecer O MBA de Aplicações em Business Intelligence

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SE PREFERE UM BOM CURSO À DISTÂNCIA,

VENHA APRENDER A DESENVOLVER O SEU PROJETO DE BI CONOSCO NA APRENDA VIRTUAL

EXISTEM 3 ACADEMIAS DE BI PARA VOCÊ ESCOLHER

 ENTRE NA ÁREA , CUPOM EXCLUSIVO DE 60% DE DESCONTO

CUPOM VALE ATÉ DIA 31 DE MAIO

CUPOM: ACADEMIA60

Academia BI Fundamentos: para quem deseja iniciar na área e se aprimorar futuramente com o conhecimento adquirido.

Clique para conhecer a ACADEMIA BI FUNDAMENTOS

Academia BI Profissional: quer ser profissional ao terminar os cursos? Ter uma oportunidade e encarar o mercado de trabalho. A opção da Academia Profissional  lhe permite entender as principais ferramentas de mercado.

Clique para conhecer a ACADEMIA BI PROFISSIONAL

Academia BI Analítico: para os profissionais que desejam ir além do BI tradicional e encarar a mineração de dados e ferramentas Data Discovery, esta é a academia que procura.

Clique para conhecer a ACADEMIA BI ANALÍTICO

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário