Linguagem R- a ferramenta da era Big Data

Linguagem R- a ferramenta da era Big Data

Durante muitos anos, os estatísticos trabalharam com ferramentas que apenas eles conheciam, muitas destas ferramentas eram bem caras e quase não se falava de open source nesta área, com o decorrer dos anos e com o avanço tecnológico, os pesquisadores da Universidade de Auckland criaram uma ferramenta gratuita e muito poderosa, nascia a linguagem R.

R é uma linguagem e também um ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos estatísticos e gráficos.

Os pesquisadores Ross Ihaka e Robert Gentleman no departamento de Estatística da universidade de Auckland, Nova Zelândia, iniciaram um projeto que depois passou a ser colaborativo entre diversos outros pares mundo à fora.

R é uma linguagem e também um ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos estatísticos e gráficos.

R é também altamente expansível por meio do uso dos pacotes, que são bibliotecas para funções específicas ou áreas de estudo específicas.

Um conjunto de pacotes é incluído com a instalação de R, com muito outros disponíveis na rede de distribuição do R (em inglês CRAN).

A linguagem R é largamente usada entre estatísticos e analistas de dados para desenvolver software de estatística e análise de dados. Pesquisas e levantamentos com profissionais da área mostram que a popularidade do R aumentou substancialmente nos últimos anos.

A R  inclui testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais (time-series analysis), classificação, agrupamento e outras. É capaz de produzir imagens com qualidade para publicação, incluindo símbolos matemáticos. Gráficos dinâmicos e interativos estão disponíveis através de pacotes adicionais.

Para quem deseja entrar na era Big Data ela é considerada a porta de entrada, permite que muitas aplicações sejam desenvolvidas e incorporadas a ferramentas de Business Intelligence como Power BI, Tableau e Oracle Data Visualization, por exemplo.

Clique para conhecer o curso da Linguagem R na Aprenda Virtual

 

Linguagem R

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário