O que é BI – Significado

O que é BI – Significado

Ultimamente, muito tem se falado sobre Business Intelligence. Às vezes, algumas definições divergem tanto que é normal a confusão do conceito entre as pessoas, incluindo até mesmo profissionais da área. São diversas empresas de tecnologia que redefinem BI a todo instante para torná-lo algo lucrativo para seus negócios.

Mas, para você, o que seria o BI? Um programa de computador, uma tecnologia de mercado? Pois lhe digo de forma simples e direta: BI é um conceito abstrato, onde estão envolvidas técnicas e ferramentas que permitem a organização e análise das informações que suportam a tomada de decisão.

O conceito descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações, analisá-las e desenvolver percepções e entendimentos a respeito do seu negócio, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a necessária tomada de decisão.

O termo do Business Intelligence foi criado, na década de 1980, pelo Gartner Group que hoje o define como “um termo genérico que inclui aplicações, infraestrutura, ferramentas e melhores práticas que permitem o acesso e análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho.”

Mas o certo é que o BI vai muito além das definições, pois se trata de algo que dificilmente podemos limitar. Não é algo concreto, tangível. É algo que se percebe através do valor agregado e do conhecimento adquirido, ao invés de um simples conceito “fabricado”.

O BI engloba processos, pessoas, culturas, gestão da informação, negócios e muitos outros aspectos. O importante é entender que o propósito é simples e possui grande importância estratégica para os negócios. Sua implementação, esta sim, requer um projeto bem planejado e elaborado.

Resultado de imagem para bi

Clique para conhecer a ACADEMIA BI e inicie de forma orientada sua carreira de BI na Aprenda Virtual

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário