OBIEE – Ferramenta de Visualização de Dados da ORACLE

OBIEE – Ferramenta de Visualização de Dados da ORACLE

Fonte:  https://docs.oracle.com/middleware/12212help/biee/pt_BR/BIEUG/BIEUG.pdf

O Oracle BI Enterprise Edition (às vezes, chamado de Oracle Business Intelligence) oferece vários recursos de inteligência de negócios que permitem a você: • Coletar dados atualizados de sua organização

  • Apresentar os dados em formatos fáceis de entender (como tabelas e gráficos)
  • Entregar dados de modo oportuno aos funcionários de sua organização Esses recursos permitem que sua organização tome decisões melhores e ações informadas, bem como implemente processos de negócios mais eficientes. A ilustração mostra parte de um exemplo de painel de controle que apresenta dados organizacionais em formatos de fácil compreensão (quadros, tabelas, gráficos e assim por diante).

 

No Oracle BI Enterprise Edition, você pode trabalhar com:

  • Análises — (Essa área do Oracle BI EE é conhecida também como Respostas.) Análises são consultas a respeito dos dados de uma organização que respondem a questões de negócios. As análises permitem que você explore e interaja com informações apresentando dados em formatos de fácil compreensão (como tabelas e gráficos). Você pode salvar, organizar e compartilhar os resultados das análises. Sua organização pode também ter adquirido análises pré-construídas específicas do setor. Você pode usar análises pré-construídas conforme as necessidades de informações da sua empresa. Para obter informações sobre como trabalhar com análises, consulte Criando Análises.

 

  • Painéis - (Esta área do Oracle BI EE também é conhecida como Painéis Interativos). Os painéis de controle oferecem views personalizadas de informações corporativas e externas. Um painel consistem em uma ou mais páginas que contêm conteúdo, como análises, links para Sites, relatórios do Oracle BI Publisher etc. Os painéis permitem que você forneça aos usuários finais acesso às informações analíticas. Sua organização pode também ter adquirido painéis pré-configurados, contendo análises pré-construídas específicas do setor. Para obter informações sobre como trabalhar com painéis de controle, consulte Criando e Usando Painéis.

 

  • Filtros, Etapas de Seleção e Prompts — Permitem que você limite ou especifique os dados exibidos em painéis e análises. Para obter informações sobre como trabalhar com filtros e etapas de seleção, consulte Filtrando e Selecionando Dados para Análises. Para obter informações sobre como trabalhar com prompts, consulte Prompts em Painéis e Análises.

 

  • Agentes — (Essa área do Oracle BI EE é conhecida também como Entregas.) Os agentes permitem que você automatize seus processos comerciais. Você pode usar agentes para fornecer alertas orientados a eventos, publicação programada de conteúdo e execução de ação condicional orientada a evento. Você pode programar agentes e pode acioná-los com uma condição específica, que permite entregar informações oportunas aos usuários. Para obter informações sobre como trabalhar com agentes, consulte Entregando Conteúdo.

 

  • Condições — São objetos que retornam um único valor booleano baseado na avaliação de uma análise ou de um Indicador Chave de Desempenho (KPI). Use condições para determinar se algo será feito, por exemplo, se um agente for entregar conteúdo. Para obter informações sobre como trabalhar com condições, consulte Trabalhando com Condições.

 

  • Ações — Oferecem a funcionalidade de navegar para conteúdo relacionado ou chamar operações, funções ou processos em sistemas externos. Você pode incluir ações em vários projetos, como análises e páginas de painel. As ações permitem que os usuários tomem a ação correta com base no conhecimento do negócio que eles adquirem dos dados que recebem. Para obter informações sobre como trabalhar com ações, consulte Trabalhando com Ações.

 

  • Scorecards — (Essa área do Oracle BI EE é conhecida como Oracle Scorecard and Strategy Management). Scorecards permitem que você modele os objetivos e as iniciativas que integram sua estratégia corporativa, avalie seu desempenho designando KPIs e determine e exiba o desempenho geral. Para obter informações sobre como trabalhar com scorecards, consulte Scorecards.

Clique para conhecer o curso de OBIEE Análises e Painéis na Aprenda Virtual

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário