OBIEE X TABLEAU DESKTOP – Um comparativo

OBIEE X TABLEAU DESKTOP – Um comparativo

O OBIEE é uma ferramenta de Business intelligence para geração de análises analíticas que possui características coorporativas  no tratamento de dados aos gestores. Esta consegue atingir as necessidades de nossos usuários, como Dashboards interativos e publicação de relatórios, aumenta a capacidade e facilidade de criação de novos relatórios, melhorando o seu desempenho e oferecer uma grande abrangência de funcionalidades de Business Intelligence (BI) incluíndo painéis interativos, inteligência pró-ativa e alertas; relatórios corporativos; inteligência preditiva em tempo real; serviços de gerenciamento de metadados.

A ferramenta OBIEE é caracterizada como ferramenta OLAP, ou seja, permite que o usuário construa suas análises a partir de repositórios centralizados de onde parte toda a consulta aos dados, o gestor não faz acesso a esta área, qualquer nova necessidade de inserção de fonte de dados, é rigorosamente analisada através de métodos de qualidade de dados e governança de dados e em seguida disponibilizada.

A ferramenta Tableau Desktop é caracteriza como uma ferramenta Data Discovery, onde o gestor, usuário final, cria as suas próprias conexões com as fonte de dados de origem. O gestor será o responsável pela qualidade dos dados e governança das informações, podendo mesclar diversas bases ao seu critério, terá que ter conhecimento de relacionamento e modelagem de dados.

 Benefícios de OBIEE sobre o Tableau Desktop 

  • Os relatórios Ad-Hoc podem ser criados através da interface da web por qualquer usuário que possui permissão. Esse usuário, no entanto, é limitado ao que você definiu em sua camada semântica. O Tableau Desktop exige que seu cliente faça ad-hoc, podendo cruzar dados sem uma referência prévia, vai depender do conhecimento de quem cria a análise. 

 

  • O Tableau Desktop tem um formato de dados proprietário que basicamente funciona como um cubo, que pode diminuir muito rapidamente em grandes conjuntos de dados.  Já o OBIEE possui caches programáveis que podem ser ampliados a depender da quantidade de dados.

 

  • A consulta dos dados do Tableau Desktop é direta no banco de dados ou nas suas fontes de dados primárias (Excel, txt, etc), necessitando acionamento direto de quem construiu o painel, além da compreensão sobre quem manipula os dados dos relacionamentos entre eles. O OBIEE possui caches de memória que atualizam a cada nova geração de carga de dados sem intervenção do usuário e o relacionamento é pré-programado, impedindo o relacionamento de bases heterogêneas.

 

O OBIEE centraliza as mudanças de campos e nomenclaturas em uma ferramenta de administração única, caso houvesse necessidade de uma mudança de 25 campos alterando os tamanhos dos dados, a mudança seria realizada e refletida em todas as análises, no Tableau Desktop a mudança seria tabela a tabela, campo a campo.

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário