PL/SQL – Linguagem de manipulação de dados

PL/SQL – Linguagem de manipulação de dados

PL/SQL (acrónimo para a expressão inglesa Procedural Language/Structured Query Language) é uma extensão da linguagem padrão SQL para o SGBD Oracle da Oracle Corporation. Na verdade é uma linguagem procedural da Oracle que estende a linguagem SQL.

Com ela é possível, fazer a manipulação de dados dentro de um banco de dados ORACLE, tudo isso graças a construção de blocos de PL/SQL que são passados e processados por uma PL/SQL Engine que pode estar dentro de uma ferramenta Oracle ou do Server.

A PL/SQL Engine filtra os comandos SQL e manda individualmente o comando SQL para o SQL Statement Executor no Oracle Server, que processa o PL/SQL com os dados retornados do Server.

É a linguagem básica para criar programas complexos e poderosos, não só no banco de dados, mas também em diversas ferramentas Oracle.

Com PL/SQL, você pode usar instruções SQL para manipular dados do Oracle e controle de fluxo para processar os dados. Além disso, você pode declarar constantes e variáveis, definir procedimentos e funções. Assim, PL/SQL combina o poder de manipulação dos dados de SQL com o poder de processamento de dados das linguagens procedurais.

Resultado de imagem para pl sql

Resultado de imagem para pl sql

Clique para conhecer o curso de PL/SQL na Aprenda Virtual

 

Clique para conhecer o curso de SQL na Aprenda Virtual

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário