StoryTelling – Conte suas Histórias no BI

StoryTelling – Conte suas Histórias no BI

Se os dados fossem exibidos na forma de histórias, eles nunca seriam esquecidas. O termo "narração de histórias" ou StoryTelling ( é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão "tell a story" significa "contar uma história" e storyteller é um contador de histórias) é usado para se referir a técnicas utilizadas para desdobrar ou divulgar a narrativa de uma história. A narrativa provou ser um poderoso mecanismo de entrega para compartilhar idéias. Este mecanismo de transmissão de uma mensagem de forma memorável também pode ser aplicado aos dados.

No BI isso não é diferente, muitas análises e dashboards criados se utilizarem a técnica de contar histórias, podem encantar os gestores e usuários das empresas.

O economista-chefe da Google, disse: "A capacidade de levar dados - para poder compreendê-lo, processá-lo, extrair valor dele, visualizá-lo, comunicá-lo - isso está sendo reconhecido como uma habilidade extremamente importante nas próximas décadas". Uma das funções mais importantes do software de análise de negócios é encontrar coisas que um ser humano não poderia ver nos dados.

Os dados não serão lembrados a menos que seja apresentado de forma extraordinária e a abordagem tradicional de usar um slide do PowerPoint ou uma planilha não será extraordinária; Uma história é. Os dados podem ser utilizados para contar uma história significativa que ressoa intelectualmente e emocionalmente com um público. Apresentar dados criativamente pode fazer com que os números pareçam mais humanos e transformam as estatísticas em histórias. 

Os tipos de histórias que podem ser informados dependem do tipo de análise que está sendo usada. Os "descritivos" usam dados históricos para pintar uma imagem do passado, enquanto os "diagnósticos" indicam histórias narrativas e exploratórias. Enquanto isso, as histórias "preditivas" procuram o futuro e identificam possíveis cursos de ação. Finalmente, histórias "prescritivas" explicam as ações que devem ser tomadas.

Existem hoje diversos softwares em BI que possuem este recurso embutido. Qlik Sense, ODV e Tableau são exemplos. Seja criativo e a partir de agora, saiba contar a história dos seus dados.

QLIK SENSE

Resultado de imagem para qlik sense conta historias

 

TABLEAU

Resultado de imagem para tableau contar historias

 

Clique para conhecer o curso de Qlik Sense na Aprenda Virtual

 

Clique para conhecer o curso de TABLEAU na Aprenda Virtual

 

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário