Talend – Ajude seus dados a serem encontrados

Talend – Ajude seus dados a serem encontrados

O Talend é conhecido na área de Business Intelligence como um fornecedor de integração de software. A empresa oferece diversos produtos desde armazenamento de grande volumes, armazenamento em nuvem, integração em geral com os dados, gerenciamento deste dados em dados mestre e nos trabalhos que exigem qualidade dos dados. Para ampliar este horizonte, entrou forte no ramo de Big Data com um software open source para aqueles que desejam integrar com Hadoop e Spark. A empresa está sediada em Redwood City, Califórnia.

A família Talend é muito extensa, abaixo os produtos que estão ligados ao mundo open source.

Destacamos funcionalidades que estão presentes para quem deseja ser desenvolver:

O Talend Exchange que é uma grande biblioteca aberta de novos componentes que você pode utilizar em seus projetos no momento que desejar.

O Talend Forge que é um ambiente que o desenvolver utiliza para retirar todas as dúvidas sobre qualquer produto Talend.

 

Dentro deste universo de soluções, um dos produtos mais utilizados é o Talend Data Integration que possui uma suite para criação de carga de dados em geral.

Com ele é possível:

  • Conectar-se a mais de 900 conectores com bases heterogêneas, desde dados estruturados e não-estruturados.
  • Por ser 100% visual, possibilita a construção de cargas 10 vezes mais rápido do que fosse construído manualmente.
  • Você pode integrar banco de dados, aplicativo em nuvem, Data Warehouse. Incorporar bibliotecas de código Java existentes, criar seus próprios componentes ou utilizar códigos da comunidade para ampliar seu projeto.

 

Ele subdivide-se em áreas específicas como:

  • REPOSITÓRIO:  é o local de armazenamento que o Talend utiliza para Integração de dados, de forma a reunir os dados relacionados a construção de uma carga de dados, podendo ser ela: cargas ETL, cargas de Data Quality ou simplesmente uma cópia de bases.
  •   PROJETO: os projetos são conjuntos estruturados, elementos e seus metadados associados. Tudo que você construir de cargas será organizado em um projeto. Você pode criar tantos projetos quanto você precisa em um repositório.
  •  WORKSPACE: é o diretório onde você armazena todas as pastas do projeto. Você precisa ter um diretório por conexão (conexão de repositório).
  •  JOB: é um desenho gráfico, de um ou mais componentes conectados em conjunto, que permite executar processos de gerenciamento de fluxo de dados. Traduz as necessidades do negócio em código, rotinas e programas. É a carga de dados em si, é todo o código gerado em uma carga.
  • COMPONENTE: um componente é um conector pré-configurado usado para executar uma integração de dados específica, independentemente das fontes de dados que você está integrando: bancos de dados, aplicativos, arquivos simples, serviços da web, etc.

O Talend Data Integration permite construir carga de dados dos mais variados assuntos, personalizados para os usuários em sua empresa. Com ele você poderá realizar descoberta nos dados, basta apenas arrastar os mais diversos objetos que são oferecidos na sua paleta de construção.

Saiba mais sobre como aprender a trabalhar com o Talend Data Integration: <CONHECER O TALEND DATA INTEGRATION>

 

 

Nenhum Comentário

Escrever um Comentário